Em 2021 existiam 1.009 empresas de indústria de vinho em Portugal, mais 248 do que em 2012. Entre 2012 e 2021, houve um crescimento médio anual de 3,18%.
No que toca à idade das empresas, em 2021, 34% existiam há mais de 20 anos, no entanto, ¼ das empresas tinham menos de 5 anos de idade.
A indústria do vinho continua a ser preenchida por microempresas, sendo estas 76% de todas as empresas de vinho a nível nacional (Pequenas Empresas – 18,70%; Médias Empresas – 4,60%; e Grandes Empresas – 0,50%).
De acordo com os dados provisórios do Instituto da Vinha e do Vinho, a produção de vinho na campanha 2021/22 atingiu os 7,3 milhões de hectolitros, registando um aumento de 14% face à campanha anterior. Das 14 regiões do país, apenas Madeira (-3,39%) e Açores (-28,15%) registaram quebras na produção. É de destacar o aumento, em volume, registado nas regiões do Douro, superior a 340 mil hl (27,02%) e no Alentejo, superior a 120 mil hl (11,21%), face a 2020/2021.
Quando o crescimento anual médio da campanha de 2017/18 até a 2021/22, verifica-se que 4 regiões, Minho, Dão, Madeira e Beira Atlântico registaram um decréscimo médio da produção. A região da Beira Interior é a que apresenta o maior crescimento médio neste período (+8,20%), seguindo-se o Alentejo (+7,79%) (ver Tabela 1).