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capacitacaO-1-scaled Capacitação

Capacitação

Nesta página pode encontrar percursos formativos profissionais que permitem consolidar ou adquirir competências e reconhecimento profissional.

Considerando as UFCD – Unidades de Formação de Curta Duração que constam no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) da Agência Nacional para a Qualificação, foram desenhados diferentes percursos formativos.

Estes percursos formativos propostos são implementados por Escolas Profissionais em parceria com o Interior+, nomeadamente pelos Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico da Guarda e Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Percursos Formativos ProfissionaiS

OBJETIVO PRINCIPAL DAS PROPOSTAS:
Estimular a produção de recursos endógenos na região, principalmente dentro do âmbito das IGPs.
Pretende-se atrair para estas ações de formação pessoas que atualmente já produzam algum tipo de recurso endógeno e que pretendem obter formação e acesso a tecnologias e instalações, que lhes permita no futuro produzir para além do autoconsumo.
Além disso, pretende-se atrair também interessados no tema da ação que queiram aprofundar o seu conhecimento na área.

PercursO Formativo Azeite

Capacitar os formandos com conhecimentos e competências técnicas fundamentais para intervir nas diversas fases do processo produtivo do azeiteassegurando boas práticas agrícolas, qualidade do produto final e segurança alimentar, adaptado à realidade de pequenos produtores ou cooperativas locais. 

Bloco Temático: Olivicultura – enquadramento
Código da UFCD: 6286
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar as principais variedades olivícolas.
    Reconhecer os sistemas culturais do olival.
    Identificar as práticas culturais utilizadas na olivicultura, de acordo com o objetivo de produção.
  • Identificar as práticas agrícolas adequadas à proteção dos recursos e à manutenção da fertilidade, numa perspetiva de sustentabilidade, no cultivo de um olival.
  • Identificar a legislação aplicável à olivicultura e as principais normas de qualidade e de segurança alimentar.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Olivicultura: Importância económica ao nível regional e do país; principais produtores e consumidores.
  • Principais variedades de oliveira: Caracterização das principais cultivares/variedades por região (Trás-os-Montes, Beiras e Ribatejo, Alentejo e Algarve); cultivares para azeite e conserva.
    Épocas de cultivo e ciclo biológico das principais cultivares no olival.
  • Sistemas culturais praticados, atendendo às Boas Práticas Agrícolas: Principais riscos ambientais inerentes à produção; Contribuição para a manutenção da biodiversidade; Conservação e melhoramento do solo; Proteção da qualidade da água por agentes poluidores, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos; Máquinas e equipamentos específicos da olivicultura; Sistemas culturais em Produção Integrada; Sistemas culturais em Modo de Produção Biológico; Olivicultura em regime de exploração extensiva, semi-intensiva e intensiva.
    Fileira agroindustrial olivícola: Fatores que afetam a qualidade do azeite; Classificação do azeite; Azeites de marca e azeites de produção (DOP, biológicos, etc.); Azeitona em fresco e em conserva.
  • Legislação especifica nacional e comunitária
  • Normas de qualidade e segurança alimentar.

Bloco Temático: Produção integrada de olival
Código da UFCD: 6353
Carga Horária: 50
Pontos de Crédito: 4.5
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Efectuar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução e colheita do olival em Modo de Produção Integrada.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Oliveira: Importância económica e regiões de maior produção; Principais países produtores e consumidores.
  • Agroecossistema da oliveira.
  • Condicionalismos edafoclimáticos: Fatores climáticos; Potencialidades do solo; Fatores topográficos.
  • Morfologia e fisiologia da oliveira.
  • Ciclo vegetativo e reprodutivo da oliveira (ciclo anual, estados fenológicos, desenvolvimento vegetativo, biologia floral, polinização, tipo de frutificação).
  • Características das cultivares e porta-enxertos.
  • Estratégia para a instalação e condução de um olival em modo de produção integrada; Seleção das cultivares e porta-enxertos, solo, sistema de plantação e condução/compassos, fertilização, rega/drenagem, manutenção do solo, proteção dos inimigos da cultura, colheita, armazenagem e certificação.
  • Instalação do olival: Escolha do local; Colheita de amostras – água, terra, plantas; Preparação e armação do solo; Correcção e fertilização; Marcação e piquetagem; Disponibilidade de água; Plantação – escolha, preparação das plantas e formas de plantação; Instalação do sistema de tutoragem; Propagação – tipos e métodos de propagação, colheita e conservação de material vegetativo; Rega e drenagem; Condução – formas e densidade, poda de formação, frutificação/renovação, monda de frutos.
  • Manutenção do olival: Manutenção do solo; Rega e fertilização
    Proteção da cultura: Pragas, doenças e infestantes; Estratégia de proteção; Estimativa do risco e nível económico de ataque (NEA); Meios de luta – luta cultural, luta biológica, luta química, biotécnica e outros; Fauna auxiliar e outros organismos; Aplicação de produtos fitofarmacêuticos segundo a Boa Prática Agrícola; Acidentes fisiológicos e meteorológicos.
  • Caderno de campo da cultura e acompanhamento de pragas, fauna auxiliar, doenças e infestantes a nível da parcela.
  • Qualidade: Otimização no momento da colheita; Fatores que influenciam a qualidade; Classificação, higienização e conservação.
  • Colheita, normalização, embalagem e conservação.
  • Controlo, certificação e rotulagem.
  • Operações culturais com máquinas e equipamentos nas diferentes fases.
  • Boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola.

Bloco Temático:  Extração e controlo do azeite
Código da UFCD: 4205
Carga Horária: 50
Pontos de Crédito: 4.5
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 4
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Selecionar, em época da azeitona, a matéria-prima de qualidade para obtenção de um produto final comercializável, de acordo com a legislação em vigor para o setor.
  • Aplicar os processos tecnológicos adequados à obtenção de diferentes tipos de azeite, efetuando as análises físico-químicas e os registos necessários ao controlo dos principais pontos críticos, ou interpretando os resultados de sistemas de autocontrolo.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Matéria-Prima
  • Obtenção do azeite: Colheita da azeitona; Transporte ao lagar; Receção; Lavagem; Colheita de amostra; Moenda da azeitona limpa.
  • Extração do azeite: Processo contínuo de extração –por centrifugação; Processo clássico de extração – descontínuo; Auxiliares tecnológicos.
  • Produto final: Classificação dos azeites; Armazenamento; Preparação e aplicação da Levedura Seca Ativa (LSA); Conservação.
  • Obtenção de azeites refinados: Refinação; Classificação dos azeites refinados
  • Processos de autocontrolo (HACCP)
  • Legislação aplicável (NP em vigor)
  • Análises sumárias: Determinação da acidez; Determinação do índice de peróxido; Determinação do índice de saponificação; Deteção de fraudes
  • Prova de azeites.

Bloco Temático: Processamento e conservação
Código da UFCD: 9532
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 4
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Caraterizar a produção de azeite e gorduras vegetais.
  • Aplicar os processos tecnológicos adequados à obtenção de diferentes tipos de azeite, efetuando as análises físico-químicas e os registos necessários ao controlo dos principais pontos críticos, respeitando as normas aplicáveis.
  • Aplicar os processos tecnológicos adequados à obtenção de gorduras vegetais, efetuando as análises físico-químicas e os registos necessários ao controlo dos principais pontos críticos, respeitando as normas da qualidade, de higiene e segurança alimentar e de segurança e saúde no trabalho.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Azeites e gorduras vegetais: História da produção; Composição; Importância alimentar; Mercado nacional, comunitário e internacional.
  • Matérias-primas: Azeitona; Outras variedades.
  • Processos de obtenção de azeites e de gorduras vegetais: Colheita; Transporte; Receção; Lavagem; Processo de extração (contínuo e clássico).
  • Produto final
  • Armazenamento
  • Conservação
  • Legislação aplicável
  • Controlo de qualidade: Matérias-primas; Durante o processamento; Ao produto final
  • Prova de azeites e gorduras vegetais.
  • Normas da qualidade
  • Normas de higiene e segurança alimentar
  • Normas de segurança e saúde no trabalho

Percurso Formativo Viticultura

Capacitar os formandos com competências técnicas e transversais na área da viticultura e valorização do vinho, integrando práticas sustentáveis de fertilização e nutrição da vinha, princípios de higiene em enologia, análise sensorial básica e estratégias de marketing e promoção do vinho em articulação com o turismo em espaço rural, com vista ao reforço da competitividade e identidade dos territórios vitivinícolas.

Bloco Temático: Produção
Código da UFCD: 3035
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 4_2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Escola profissional que disponibiliza o curso: EPRAMI
Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar as principais variedades/castas vitícolas.
  • Reconhecer os sistemas culturais da vinha.
  • Identificar as práticas culturais utilizadas na viticultura, de acordo com o objetivo de produção.
  • Identificar as práticas agrícolas adequadas à proteção dos recursos e à manutenção da fertilidade, numa perspetiva de sustentabilidade, no cultivo de uma vinha.
  • Identificar a legislação aplicável á viticultura e as principais normas de qualidade e de segurança alimentar.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Viticultura: Importância económica ao nível regional e do país; Principais produtores e consumidores.
  • Principais castas de vinha: Caracterização das principais castas por região (Minho, Trás-os-Montes, Beiras e Ribatejo, Alentejo e Algarve); Castas e variedades para produção de vinho e uva de mesa; Caracterização das regiões vitícolas do país; Regiões demarcadas, enquadramento histórico e situação atual.
  • Épocas de cultivo e ciclo biológico das principais variedades/castas na vinha
  • Sistemas culturais praticados, atendendo às Boas Práticas Agrícolas: Principais riscos ambientais inerentes à produção; Contribuição para a manutenção da biodiversidade; Conservação e melhoramento do solo; Proteção da qualidade da água por agentes poluidores, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos; Máquinas e equipamentos específicos da viticultura; Sistemas culturais em Produção integrada; Sistemas culturais em Modo de Produção Biológico.
  • Fileira agroindustrial vitícola; Fatores que afetam a qualidade do vinho
  • Classificação do vinho; Vinhos de marca e vinhos regionais (VQPRD, DOC, etc.); Uva para consumo em natureza, para passa e para transformação; Orientação da produção para mercados específicos (interno e externo), com identificação relativa ao modo de produção, certificação ou marca registada; Conceito de segurança alimentar, desempenho ambiental e qualidade organolética; Diversificação da oferta de produtos frescos e transformados.
  • Legislação especifica nacional e comunitária.
  • Normas de qualidade e segurança alimentar.

Bloco Temático: Produção
Código da UFCD: 8185
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 4
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Escola profissional que disponibiliza o curso: EPRAMI
Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Explicar a importância dos nutrientes no comportamento da videira, ao longo do seu ciclo de desenvolvimento e na qualidade da vindima.
  • Identificar desequilíbrios de nutrição da vinha em solos calcários e ácidos.
  • Explicar as leis da fertilidade.
  • Caracterizar os fertilizantes mais utilizados na vinha.
  • Explicar o modo de atuação dos fertilizantes na vinha e identificar a época adequada à sua aplicação.
  • Aplicar os procedimentos para avaliação da fertilidade de um solo.
  • Efetuar os cálculos necessários à correção e/ou fertilização da vinha, em função das suas necessidades nutritivas e de acordo com os resultados analíticos.
  • Orientar e aplicar os fertilizantes e/ou corretivos, respeitando as normas de segurança para o operador, consumidor e ambiente.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Nutrição vegetal: Classificação dos nutrientes; Macronutrientes;
    Micronutrientes; Absorção e influência dos nutrientes na videira (azoto, fósforo, potássio, magnésio, cálcio, enxofre, ferro, boro, manganês, zinco, cobre, molibdénio, alumínio e cobalto).
  • Fertilidade do solo: Leis da fertilidade (Lei da restituição, do mínimo e dos acréscimos decrescentes); Colheita de amostras para avaliar a fertilidade do solo; Análise visual da planta; Análise de terra – procedimento para colheita de amostras de terra; Época; Localização e dimensão; Profundidade; Colheita da terra; Embalamento e envio da amostra; Resultados e sua interpretação; Análise foliar – procedimento para colheita de amostras de plantas em vinhas; Época; Parte da planta a colher (limbo, pecíolo das folhas); Número de plantas; Embalamento e envio da amostra
    Resultados e sua interpretação.
  • Princípios gerais da fertilização racional: Corretivos orgânicos e corretivos minerais; Cálculo das quantidades a aplicar, após leitura e interpretação do resultado de análises; Fertilizantes minerais (adubos); Classificação (estado físico, composição química, reação fisiológica, solubilidade, higroscopicidade, salinidade); Unidades fertilizantes; Equilíbrio de adubos; Propriedades (azotados, fosfatados, potássicos, compostos binários, compostos ternários, adubos da 3ª geração – simples, compostos binários, compostos ternários, adubos foliares); Mistura de adubos – tabelas de compatibilidade.
  • Fertilidade de solos vitícolas: Caracterização geral; Solos ácidos; Solos calcários; Solos salgados; Solos com carência de potássio e solos com carência de magnésio; Desequilíbrio entre o potássio, cálcio e magnésio.
  • Fertilizantes e corretivos mais utilizados na cultura da vinha: Fertilizantes elementares (azotados – nitrato de cálcio, nitrato de magnésio, nitro-amoniacais, ureia; fosfatados; potássicos; quelatos líquidos; borato de sódio); Compostos binários (fosfo-potássicos; nitrato de potássio; nitrato de magnésio; sulfato de magnésio); Compostos ternários; Adubos para fertirrigação.
  • Corretivos: Orgânicos; Calcários.
  • Preparação e aplicação dos fertilizantes na cultura da vinha – épocas de aplicação: Adubação de cobertura; Adubação de fundo; Adubação foliar – aplicação de bioestimulantes; Fertirrigação; Leitura e interpretação do resultado de análises; Cálculo de adubações (fertilizantes e corretivos)
    Integração das correções com a mobilização do solo; Cálculo de débitos. Realização de ensaios em branco (distribuidores de fertilizantes).
  • Normas de armazenamento de adubos
  • Fertilização e ambiente: Poluição do solo; Metais pesados; Salinização
    Reação do solo – Ph; Desequilíbrio de nutrientes; Poluição da água; Nitratos; Poluição do ar.
  • Fertilização e qualidade alimentar: Nitratos nos alimentos; Nutrientes minerais.
  • Boas práticas de segurança e saúde no trabalho.

Bloco Temático: Adega
Código da UFCD: 8194
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 4
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Escola profissional que disponibiliza o curso: EPRAMI
Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Diferenciar os conceitos de higiene, desinfeção e esterilização.
  • Explicar a importância da adoção de procedimentos higiénicos desde a colheita da uva até ao acondicionamento do vinho em garrafa.
  • Reconhecer a importância da higiene pessoal como atributo profissional.
  • Relacionar a curva de crescimento dos micro-organismos com os princípios da desinfeção.
  • Caracterizar os detergentes, desinfetantes e outros agentes de limpeza mais usuais e proceder à sua preparação para aplicação, de acordo com procedimentos escritos.
  • Interpretar planos de higienização e fichas de informação e segurança relativas aos produtos a aplicar.
  • Aplicar os métodos e as técnicas de controlo da higienização operando com os equipamentos específicos e outros materiais.
  • Reconhecer a importância da qualidade da água utilizada na higienização.
  • Explicar o conceito de segurança alimentar em enologia e a importância do controlo de perigos e riscos potenciais ao longo do processo produtivo.
  • Reconhecer os principais fatores de qualidade na indústria enológica.
  • Descrever e participar na implementação do sistema HACCP (APCPC).
  • Identificar pontos críticos de controlo ao longo do processo produtivo e aplicar check list.
  • Efectuar a rastreabilidade ao longo do processo produtivo.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Conceito de higiene e segurança alimentar em enologia – Regulamentação.
  • Higiene na adega/armazém: Higiene do pessoal; A higiene como atributo profissional; Acolhimento e formação profissional; Regras básicas de higiene pessoal – atitudes e procedimentos.
  • Higiene das instalações: Áreas envolventes; Áreas de carga e descarga; Áreas de lixo – plano de recolha e eliminação de lixos; Áreas comuns ao pessoal; Área de produção; Higiene dos equipamentos e utensílios (vindima e receção das uvas, vinificação, armazenamento, linhas de enchimento).
  • A água na indústria alimentar – importância da sua qualidade.
  • Os materiais em contacto com o vinho (aço inoxidável, cimento/cimento revestido a resina epoxy, madeira, polietileno revestido a fibra de vidro, borracha).
  • Tipo de sujidades (orgânica e inorgânica) – características.
  • Conceito de lavagem: Detergentes e agentes de limpeza mais usuais – características; Alcalinos e ácidos; Agentes sequestrantes e agentes tensioactivos.
  • Conceito de desinfeção e esterilização: Princípios da desinfeção/esterilização – relação com a curva de crescimento dos micro-organismos; Desinfetantes mais usuais – características; Desinfetantes químicos (à base de cloro ou de iodo, quaternários de amónio, ácido peracético); Agentes físicos (água quente, vapor de água, ozono, espumas).
  • Etapas de higienização e fatores determinantes para a sua eficácea (temperatura, tempo de atuação, concentração do produto, ação mecânica);
  • Critérios de escolha de produtos de lavagem e desinfeção.
  • Métodos de higienização (aspersão, circulação, imersão): Controlo da higienização; Na água de enxaguamento (resíduo do detergente/desinfetante, pH, etc.); Microbiológico (contagem total de micro-organismos viáveis – leveduras e bactérias); Bio luminescência.
  • Equipamentos para lavagem e desinfeção (máquinas de pressão, pinhas, torniquetes de lavagem, lavadoras de pavimentos, aspiradores de pó e líquidos, utilização de espumas, etc.).
  • Planos de higienização – procedimentos.
  • Eliminação de insetos, roedores e outros – plano de controlo de pragas.
  • Sistema HACCP (APCPC – Análise de perigos e controlo dos pontos críticos): Princípios; Pré-requisitos; Etapas preliminares; Implementação dos princípios; Perigos potenciais, riscos e importância do seu controlo; Contaminação biológica (Ocratoxina A, Aminas biogénicas); Contaminação química (Metais Pesados, Carbamato de etilo); Contaminação com pesticidas; Outros.
  • Principais fatores de qualidade na indústria enológica: Qualidade.
  • Definições; Atitude atual face à qualidade; Principais entidades comprometidas no processo produtivo; Quatro passos para a qualidade; Definição da visão da empresa; Definição do padrão dos produtos a oferecer no mercado; Definição dos métodos de trabalho; Execução e controlo dos diferentes trabalhos de acordo com os métodos pré-definidos

    Fatores de qualidade que apresentam maior dificuldade de implementação; Fatores de qualidade de implementação mais fácil.
  • Controlo da Qualidade na indústria enológica: Definição; Objetivos
    Como se implementa um sistema de controlo de qualidade; Quem faz o controlo de qualidade; Número de “lote” / rastreabilidade; Custos da não qualidade.
  • Pontos críticos de controlo ao longo do processo produtivo.
  • Normas portuguesas – sistemas de gestão da qualidade e sistemas de gestão da segurança alimentar International F.
  • International Food Standard (IFS), Global Food Standard (BRC) e Norma Good Manufacturing Practice (GMP).

Bloco Temático: Vinhos
Código da UFCD: 8203
Carga Horária: 50
Pontos de Crédito: 4.5
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 4
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Escola profissional que disponibiliza o curso: EPRAMI
Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar as principais regiões vitivinícolas a nível mundial.
  • Caracterizar as regiões vitivinícolas europeias.
  • Explicar as diferentes categorias oficiais de qualidade dos vinhos portugueses.
  • Definir e explicar o interesse da prova de vinhos.
  • Identificar as condições exigidas numa sala de prova de vinhos.
  • Reconhecer e aplicar as condições inerentes ao provador de vinhos.
  • Identificar os sabores elementares e os maus sabores.
  • Identificar aromas primários, secundários e terciários nos vinhos.
  • Descrever e aplicar a técnica da prova de vinhos, utilizando terminologia própria.
  • Preencher diferentes tipos de fichas de prova.
  • Provar e descrever vinhos de regiões vitivinícolas portuguesas.
  • Identificar algumas doenças e defeitos nos vinhos através da sua prova.
  • Relacionar as características organoléticas de um vinho com a sua análise físico-química e microbiológica.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Prática da prova de vinhos portugueses – treino pormenorizado para memorização de aromas e sabores específicos e sua tentativa de localização em vinhos; Prova de vinhos novos e velhos, brancos, rosados e tintos, adamados e doces das principais regiões vitivinícolas portuguesas; Determinação das suas características organoléticas com utilização de padrões de cor, de aromas e de sensações gustativas; Apreciação global – classificação da qualidade; Utilização de fichas de prova; Utilidade e tipos de fichas de prova; Preenchimento correto das fichas de prova
    Identificação de defeitos e doenças nos vinhos;Treino pormenorizado e exercícios de degustação com produtos defeituosos e utilização de padrões de defeitos e vinhos alterados; Relação entre composição dos vinhos e suas características organoléticas.
  • Descritores sensoriais e referências químicas.
  • As regiões vitivinícolas: Localização das regiões vitivinícolas a nível mundial; Caracterização e importância económica das regiões vitivinícolas dos principais países produtores europeus; As regiões vitivinícolas portuguesas – legislação específica; Categorias oficiais de qualidade dos vinhos portugueses : vinhos de qualidade produzidos em região determinada (V.Q.P.R.D.) : denominação de origem controlada (DOC) e indicação de proveniência regulamentada (IPR); Vinho regional e Vinho de mesa; Outros países europeus; Fatores que influenciam a qualidade dos vinhos; “Terroir”; castas; processos de vinificação e envelhecimento.
  • Definição e interesse da análise sensorial.
  • A sala de prova de vinhos – norma legislativa aplicável.
  • O copo de prova de vinhos – norma legislativa aplicável.
  • Características e condições inerentes ao provador
  • Os sentidos utilizados na prova de vinhos.
  • Prática da prova de vinhos portugueses – treino pormenorizado para memorização de aromas e sabores específicos e sua tentativa de localização em vinhos; Prova de vinhos novos e velhos, brancos, rosados e tintos, adamados e doces das principais regiões vitivinícolas portuguesas; Determinação das suas características organoléticas com utilização de padrões de cor, de aromas e de sensações gustativas; Apreciação global – classificação da qualidade; Utilização de fichas de prova; Utilidade e tipos de fichas de prova; Preenchimento correto das fichas de prova
    Identificação de defeitos e doenças nos vinhos;Treino pormenorizado e exercícios de degustação com produtos defeituosos e utilização de padrões de defeitos e vinhos alterados; Relação entre composição dos vinhos e suas características organoléticas.
  • Descritores sensoriais e referências químicas.
  • As regiões vitivinícolas: Localização das regiões vitivinícolas a nível mundial; Caracterização e importância económica das regiões vitivinícolas dos principais países produtores europeus; As regiões vitivinícolas portuguesas – legislação específica; Categorias oficiais de qualidade dos vinhos portugueses : vinhos de qualidade produzidos em região determinada (V.Q.P.R.D.) : denominação de origem controlada (DOC) e indicação de proveniência regulamentada (IPR); Vinho regional e Vinho de mesa; Outros países europeus; Fatores que influenciam a qualidade dos vinhos; “Terroir”; castas; processos de vinificação e envelhecimento.
  • Definição e interesse da análise sensorial.
  • A sala de prova de vinhos – norma legislativa aplicável.
  • O copo de prova de vinhos – norma legislativa aplicável.
  • Características e condições inerentes ao provador.
  • Os sentidos utilizados na prova de vinhos.
  • Fases da prova de vinhos: Apreciação visual (limpidez, cor e espuma); Apreciação olfativa; Os aromas do vinho – primários, secundários e terciários; A roda dos aromas; Os defeitos de aroma; O sabor do vinho
    Sabores elementares e estrutura do vinho; Prova de identificação de sabores elementares (açucarados, ácidos e amargos) – demonstração prática; Equilíbrio dos sabores – demonstração prática; Os maus sabores.
  • Terminologia da prova.

Bloco Temático: Vinhos
Código da UFCD: 8204
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 4
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Escola profissional que disponibiliza o curso: EPRAMI
Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Explicar a evolução do conceito de marketing.
  • Identificar comportamentos que caracterizam a atitude de marketing.
  • Descrever as fases do ciclo de vida básico de um produto.
  • Explicar o conceito de marketing – mix.
  • Identificar e analisar as principais questões ligadas ao marketing de vinhos, em particular ao nível das políticas de comunicação e das estratégias de animação dos canais de comunicação.
  • Analisar o comportamento do consumidor de vinhos e explicar o ciclo de consumo do vinho.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Conceito e funções de Marketing: Produtividade; Ótica de produto vs ótica de consumo; Evolução da filosofia de marketing; Funções primárias e secundárias de marketing; Atividades de marketing; Profissões de marketing; Marketing agro–alimentar.
  • Conceitos básicos: Ciclo de vida do produto; Os quatro P´s; O Marketing – Mix; Segmentação de mercado; Diferenciação do produto.
  • Estudo do comportamento do consumidor: Objeto de estudo; Fatores influenciadores; Necessidades de Maslow; Intervenientes na decisão de compra; Fases e tipos de decisão de compra; Estudo de caso – compra de automóvel vs compra de vinho; Atitude perante a inovação.
  • O plano de marketing: Particularidades do marketing de vinhos; Particularidades do consumo – ciclo de consumo de vinho; Política do produto; Estrutura da oferta e da procura; Política da distribuição;
    Política da comunicação – questões ao nível da publicidade e promoção; Questões ao nível da política de preço / plano de vendas.
  • Perspetivas futuras dos mercados de vinho.

Bloco Temático: Gestão
Código da UFCD: 6365
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 4_2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Escola profissional que disponibiliza o curso: EPRAMI
Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Explicar a evolução do conceito de marketing.
  • Identificar comportamentos que caracterizam a atitude de marketing.
  • Descrever as fases do ciclo de vida básico de um produto.
  • Explicar o conceito de marketing – mix.
  • Identificar e analisar as principais questões ligadas ao marketing de vinhos, em particular ao nível das políticas de comunicação e das estratégias de animação dos canais de comunicação.
  • Analisar o comportamento do consumidor de vinhos e explicar o ciclo de consumo do vinho.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Conceito e funções de Marketing: Produtividade; Ótica de produto vs ótica de consumo; Evolução da filosofia de marketing; Funções primárias e secundárias de marketing; Atividades de marketing; Profissões de marketing; Marketing agro–alimentar.
  • Conceitos básicos: Ciclo de vida do produto; Os quatro P´s; O Marketing – Mix; Segmentação de mercado; Diferenciação do produto.
  • Estudo do comportamento do consumidor: Objeto de estudo; Fatores influenciadores; Necessidades de Maslow; Intervenientes na decisão de compra; Fases e tipos de decisão de compra; Estudo de caso – compra de automóvel vs compra de vinho; Atitude perante a inovação.
  • O plano de marketing: Particularidades do marketing de vinhos; Particularidades do consumo – ciclo de consumo de vinho; Política do produto; Estrutura da oferta e da procura; Política da distribuição;
    Política da comunicação – questões ao nível da publicidade e promoção; Questões ao nível da política de preço / plano de vendas.
  • Perspetivas futuras dos mercados de vinho.

Percurso Formativo Fumeiro

Preparar os formandos para atuar em todo o ciclo de produção artesanal de fumeiro, desde a criação de suínos em regime extensivo até à transformação e valorização de enchidos tradicionais, assegurando práticas de qualidade, segurança e identidade regional, em alinhamento com os requisitos legais e o potencial de valorização local.

Bloco Temático: Produção
Código da UFCD: 6823
Carga Horária: 50
Pontos de Crédito: 4.5
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Escola profissional que disponibiliza o curso: EPRAMI
Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Efectuar as operações inerentes ao maneio alimentar, higio-sanitário, reprodutivo e produtivo de um efetivo suíno para a produção de carne em regime extensivo.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Importância socioeconómica da fileira: Raças Autóctones e exóticas – caracterização e aptidões; Enquadramento legal das explorações pecuárias; Licenciamento da atividade e regulamentação específica; Normas de qualidade.
  • Registos: Sistema Nacional de Identificação e Registo Animal (SNIRA,), registos zootécnicos, sanitários, genealógicos e tarefas; Registos e consulta de informação
  • Organização Comum de Mercado (OCM) da fileira e apoios ao investimento: Instalações e equipamentos; Instalações – tipo de estabulação e instalações; organização do espaço e circuitos; Equipamentos – de condução, de alimentação, de limpeza e desinfeção
  • Maneio alimentar de suínos: Necessidades nutritivas e alimentares dos suínos para carne; Tipo de alimentação em regime extensivo – energética, proteica, mineral e vitamínica; tipo de alimentos e características; Operações relativas à alimentação; Cálculo de arraçoamentos e montanheira; Operações de preparação e distribuição de alimentos; Distúrbios alimentares – identificação e intervenção de urgência.
  • Maneio reprodutivo de suínos: Aparelho reprodutor de macho e da fêmea; Operações de reprodução; Cio – deteção, indução e sincronização; Monta natural – em liberdade ou controlada; Inseminação artificial;
  • Operações relativas à gestação e parto: Diagnóstico e métodos de diagnóstico de gestação; Anomalias da gestação – identificação e intervenção de urgência; Época e sincronização de partos; Parto – sinais de proximidade, preparação, parto e cuidados; Operações relativas à cria – Aleitamento.
  • Anomalias da reprodução – identificação e intervenção de urgência
  • Maneio higio-sanitário de suínos: Operações de limpeza e higienização das instalações e dos equipamentos; Operações de limpeza e higienização dos animais – corte ou limagem de comilhos, corte de cauda, unhas, castração, pedilúvios; Operações de tratamento – doenças, desparasitação, vacinação.
  • Maneio produtivo de suínos: Recria para abate; Constituição e gestão de lotes, engorda/acabamento; Programa alimentar.
  • Comercialização e qualidade: Regulamentação dos produtos com denominação protegida; Estruturas de comercialização de animais e produtos de origem animal; A qualidade e classificação das carcaças.
  • Tratamento de resíduos e efluentes da exploração
  • Normas de bem-estar animal
  • Boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho

Bloco Temático: Transformação
Código da UFCD: 6860
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Escola profissional que disponibiliza o curso: EPRAMI
Toda a informação em: +Info

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar os principais tipos de enchidos e sua distribuição.
  • Identificar os requisitos das instalações, equipamentos e utensílios a utilizar no processo de produção de enchidos.
  • Descrever os procedimentos a considerar na limpeza e desinfeção das instalações.
  • Especificar as boas práticas relativas ao fabrico de enchidos e as normas relativas à higiene e saúde do pessoal.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Produção de enchidos – enquadramento; Distribuição geográfica e importância económica dos diferentes tipos de enchidos a nível regional e nacional; Valorização comercial dos enchidos tradicionais; Denominação de origem protegida (DOP); Indicação geográfica protegida (IGP); Especialidade tradicional garantida (ETG); Mercados e consumo nacional de enchidos – principais produtores e consumidores.
  • Instalações: Organização das instalações; Controlo dos fatores ambientais; Controlo da qualidade da água; Controlo dos veículos de contaminação; Limpeza e desinfeção; Equipamentos e utensílios; Limpeza e desinfeção; Objectivo da limpeza e desinfeção; Produtos e material de limpeza e desinfeção; Métodos de limpeza e desinfeção e sua frequência
    Plano de limpeza e desinfeção.
  • Higiene e saúde do pessoal: Cuidados de higiene pessoal, vestuário e calçado; Cuidados com a saúde do pessoal; Condicionantes e cuidados no acesso de visitantes; Qualidade dos enchidos; Características e composição; Fatores condicionantes; Fermentação e secagem; Processo tecnológico.
  • Boas práticas de fabrico de enchidos: Escolha de fornecedores, recolha e transporte da carne; Receção, conservação e armazenamento de matérias-primas; Rotulagem, acondicionamento e embalagem; Rastreabilidade; Tratamento das águas residuais; Controlo de qualidade
    Tipos de controlo; Rastreabilidade do produto; Aplicação dos princípios de HACCP.
  • Licenciamento das instalações e atividade: Legislação aplicável.
  • Legislação relativa à produção de enchidos DOP , IGT e ETG.
  • Boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

Bloco Temático: Transformação
Código da UFCD: 6861
Carga Horária: 50
Pontos de Crédito: 4.5
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar e aplicar as técnicas do processo de produção de enchidos.
  • Efectuar o controlo de qualidade nas diferentes fases do processo.
  • Aplicar as normas técnicas de higiene e conservação.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Processo de transformação da matéria-prima: Receção da matéria-prima; Ingredientes utilizados; Carne; Condimentos; Especiarias; Aditivos alimentares; Tripas.
  • Operações do processo de fabrico: Preparação da carne; Maturação; Cozedura; Enchimento; Fermentação; Fumagem/Secagem; Maturação.
  • Fatores controladores/limitantes do crescimento microbiano: Atividade da água; Acidez; Tipo de fumo (natural ou artificial); Nitratos e nitritos; Tipo e quantidade de condimentos; Tempo e temperatura; Tipo de embalagem.
  • Operações de controlo de qualidade: Análise sensorial; Importância da análise sensorial; Métodos de análise; Fichas de registo.
  • Operações de acabamento e embalagem: Tipos de embalagem; Controlo de embalagens.
  • Boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

Bloco Temático: Qualidade
Código da UFCD: 1122
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar o conceito e os princípios da qualidade
  • Reconhecer a importância de produzir com qualidade.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • O que é a qualidade
  • Controlo da qualidade
  • Qualidade total: Normas ISO 9000; passos da certificação de uma empresa.
  • Qualidade ambiental: As empresas e a conservação do ambiente; Prevenção da poluição; Redução de desperdícios e rentabilização de recursos.
  • Normas ISO 14000
  • Verificação e controlo do trabalho produzido.

Bloco Temático: Qualidade
Código da UFCD: 
Carga Horária: 150
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

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OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Em parceria com o Município de Melgaço e o projeto NUTRIR do IPVC, o percurso formativo de Fumeiro Tradicional visa transmitir os conhecimentos e práticas necessárias para a produção de enchidos e fumeiro de qualidade, preservando e valorizando o património cultural local.

  • Local e data: Melgaço/ setembro 2025
  • Horário: Pós-laboral
  • Para empregados e desempregados
  • Formação Certificada gratuita e com apoios (ao abrigo do programa Pessoas 2030)

Se deseja construir uma carreira dedicada ao fumeiro tradicional, aproveite esta oportunidade para fazer a diferença. Inscreva-se em aqui.

fumero-1520x1900 Capacitação

Percurso Formativo Fruta

Dotar os formandos de competências práticas e técnicas para instalar, conduzir, manter e colher pomares de pomóideas e prunóideas, com foco na maçã e no pêssego, integrando conhecimentos de fruticultura, pós-colheita e controlo da qualidade, de modo a assegurar uma produção eficiente, sustentável e com valor comercial.

Bloco Temático: Enquadramento técnico da fruticultura
Código da UFCD: 6284
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 2

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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar as principais espécies e variedades de culturas frutícolas.
  • Reconhecer os sistemas culturais das culturas frutícolas e segundo os diferentes modos de produção.
  • Identificar as práticas culturais utilizadas na fruticultura, de acordo com o objetivo de produção.
  • Identificar as práticas agrícolas adequadas à proteção dos recursos e à manutenção da fertilidade, numa perspetiva de sustentabilidade.
  • Identificar a legislação aplicável às culturas frutícolas e as principais normas de qualidade e segurança alimentar.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Fruticultura: Importância económica da fruticultura ao nível regional e do país; principais produtores e consumidores.
  • Classificação das principais espécies e variedades: Pomóideas (macieiras, pereiras etc.); Prunóideas (pessegueiros, ameixieiras, cerejeiras etc.); Citrinos (laranjeiras, limoeiros etc.); Frutos secos (nogueiras, castanheiros etc.); Outras espécies e variedades; Definição da orientação produtiva segundo o destino da produção.
  • Épocas de cultivo e ciclo biológico das principais espécies frutícolas.
  • Sistemas culturais praticados, atendendo às Boas Práticas Agrícolas: Principais riscos ambientais inerentes à produção; Contribuição para a manutenção da biodiversidade; Conservação e melhoramento do solo; Sistemas de plantação e de condução; Fruticultura em sistema extensivo, semi-intensivo e intensivo; Proteção da qualidade da água por agentes poluidores, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos; Máquinas e equipamentos específicos; Sistemas culturais em Proteção Integrada e em Produção Integrada; Sistemas culturais em Modo de Produção Biológico.
  • Fileira agroindustrial frutícola.
  • Legislação específica nacional e comunitária.
  • Normas de qualidade e segurança alimentar.

Bloco Temático: Instalação, condução e colheita
Código da UFCD: 5605
Carga Horária: 50
Pontos de Crédito: 4.5
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar as operações culturais de implantação, condução, manutenção e colheita de pomares de fruteiras.
  • Executar as operações culturais inerentes à implantação, condução, manutenção e colheita de pomares de fruteiras.
  • Operar com as máquinas específicas nas operações culturais a realizar.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Exigências ecológicas das culturas e fatores edafoclimáticos, favoráveis ao seu desenvolvimento.
  • Técnicas e operações de instalação: Preparação do terreno; Processos de mobilização do solo e máquinas utilizadas, de acordo com as necessidades de mobilização – surribas, ripagem, gradagem, escarificação, fresagem e outros; Tipos de fertilização; Exigências edafoclimáticas e necessidades em nutrientes; Desequilíbrios nutricionais; Principais carências; Cálculo de adubação em conformidade com a análise de terra; Incorporação de matéria orgânica; Fertilização de fundo/aplicação de corretivos; Formas e métodos de drenagem e conservação do solo; Disponibilidade e qualidade da água e instalação de sistemas de rega; Marcação de terreno, compasso de plantação de acordo com a espécie, cultivar/variedade e piquetagem; Escolha e plantação das cultivares; Plantação – Sistemas e época; Retancha; Operação de regulação/afinação e manutenção das máquinas de mobilização do solo, de distribuição de fertilizantes e de plantação; Preparação do terreno, fertilização e plantação, segundo o modo de Produção Integrada; Preparação do terreno, fertilização e plantação, segundo o Modo de Produção Biológico
  • Técnicas e operações de condução: Sistemas de condução; Tutores; Tipos e épocas de poda; Poda de formação; Poda de frutificação; Poda de rejuvenescimento/renovação; Podas sanitárias; Intervenções em verde – desladroamento, desponta, desfolha e monda de fruto; Reguladores de crescimento; Enxertias, tipo e épocas; Máquinas, ferramentas e utensílios de poda e de enxertia; Condução do pomar em Produção Integrada; Condução do pomar em Modo de Produção Biológico.
  • Técnicas e operações de manutenção: Manutenção do solo; Fertilização de produção; Rega/fertirrigação; Monda de frutos; Proteção Integrada do pomar (doenças pragas e infestantes, luta química, fitofármacos e procedimentos operativos e técnicas de aplicação); Acidentes fisiológicos e meteorológicos; Operação de regulação/afinação e manutenção das máquinas de mobilização do solo, de distribuição de adubos e de produtos fitossanitários; Manutenção do pomar em Produção Integrada; Manutenção do pomar em Modo de Produção Biológico (compostagem).
  • Técnicas e operações de colheita: Determinação do momento da colheita, de acordo com os fins a que se destina a produção; Métodos para determinação da época de colheita; Procedimentos a observar na colheita; Medidas profilácticas na conservação dos frutos, antes, durante e após a colheita; Operação de regulação/afinação e manutenção das máquinas e equipamentos utilizados na colheita; Procedimentos operativos e técnicas de aplicação.
  • Técnicas e operações de armazenamento e conservação, de acordo com o destino da produção: Armazenamento em atmosfera normal e/ou controlada; Condições de armazenamento, de acordo com as espécies e variedades; Procedimentos operativos e técnicas de aplicação.
  • Boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho

Bloco Temático: Produção integrada de pomóideas
Código da UFCD: 6861
Carga Horária: 50
Pontos de Crédito: 4.5
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Efectuar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução e colheita de pomares de pomóideas em modo de Produção Integrada.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Pomóideas: Importância económica e regiões de maior produção; Principais países produtores e consumidores
  • Organização comum de mercado 
  • Agroecosistema das pomóideas
  • Condicionalismos edafoclimáticos: Fatores climáticos; Potencialidades do solo; Fatores topográficos.
  • Morfologia e fisiologia das pomóideas.
  • Ciclo vegetativo e reprodutivo das pomóideas (ciclo anual, estados fenológicos, desenvolvimento vegetativo, biologia floral, polinização, tipo de frutificação).
  • Características das cultivares e porta-enxertos.
  • Estratégia para a instalação e condução de um pomar em Modo de Produção Integrada: Seleção das cultivares e porta-enxertos, solo, sistema de plantação e condução/compassos, fertilização, rega/drenagem, manutenção do solo, proteção dos inimigos da cultura, colheita, armazenagem e certificação
  • Instalação do pomar: Escolha do local; Colheita de amostras – água, terra, plantas; Preparação e armação do solo; Correção e fertilização; Marcação e piquetagem; Disponibilidade de água; Plantação – escolha, preparação das plantas e formas de plantação; Instalação do sistema de tutoragem; Propagação – tipos e métodos de propagação, colheita e conservação de material vegetativo; Rega e drenagem; Condução – formas e densidade, poda de formação, frutificação/renovação, monda de frutos
  • Manutenção do pomar: Manutenção do solo; Rega e fertilização; Proteção da cultura: Pragas, doenças e infestantes; Estratégia de proteção; Estimativa do risco e nível económico de ataque (NEA); Meios de luta – luta cultural, luta biológica, luta química, biotécnica e outros; Fauna auxiliar e outros organismos; Aplicação de produtos fitofarmacêuticos segundo a Boa Prática Agrícola; Acidentes fisiológicos e meteorológicos.
  • Caderno de campo da cultura e acompanhamento de pragas, fauna auxiliar, doenças e infestantes a nível da parcela.
  • Qualidade: Otimização no momento da colheita; Fatores que influenciam a qualidade; Classificação, higienização e conservação
  • Colheita, normalização, embalagem e conservação.
  • Controlo, certificação e rotulagem.
  • Operações culturais com máquinas e equipamentos nas diferentes fases.
  • Boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola.

Bloco Temático: Controlo da qualidade alimentar
Código da UFCD: 7830
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Efetuar operações de furação e rasgo nas diferentes máquinas de acordo com as especificações técnicas do desenho.
  • Aplicar as normas de higiene e segurança inerentes ao posto de trabalho.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • Preparação e operação nas máquinas de furar por broca horizontal: Características da máquina de furar por broca horizontal; Função da máquina e os seus órgãos; Regulação da altura e profundidade do furo; Preparação das madeiras; Verificação da máquina; Preparação da máquina; Execução de furos (rasgar e furar); Normas de higiene e segurança.
  • Preparação e operação da máquina-ferramenta – furadora por bedames: Características da furadora por bedames; Órgãos e acessórios; Furadora por bedames, órgãos e acessórios; Preparação das peças de madeira; Verificação da máquina; Execução de furos em ângulo, oblíquos e retos; Normas de higiene e segurança.
  • Preparação e operação da máquina-ferramenta – furadora por corrente: Características da furadora por corrente; Órgãos e acessórios; Cortantes e acessórios de apoio; Os diferentes tipos de furação; Equipamento de proteção individual; Operações na furadora por corrente; Regulação da máquina; Acerto de peças; Execução de furos; Normas de higiene e segurança.
  • Preparação e operação da máquina-ferramenta – multifuradora: Características da multifuradora; Órgãos e acessórios; Cuidados necessários com as proteções de segurança; Verificação da máquina; Execução de furos; Normas de higiene e segurança.

Percurso Formativo Mel

Dotar os formandos de conhecimentos técnicos essenciais para implementar práticas de apicultura sustentável e desenvolver competências na produção, transformação e comercialização de mel e produtos apícolas, promovendo a valorização da apicultura como recurso endógeno com potencial económico, ambiental e turístico.

Bloco Temático: Recursos endógenos: Mel
Código da UFCD: 10197
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 4
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Escola profissional que disponibiliza o curso: EPRAMI
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Reconhecer o conceito de apicultura sustentável.
  • Reconhecer os fatores que influenciam a sustentabilidade da atividade apícola.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • .Conceito de agricultura e apicultura sustentável.
  • .Fatores que influenciam a sustentabilidade da atividade apícola: Genética: qualidade, comportamento e sobrevivência das colónias e rainhas; Doenças e parasitas: ocorrência, efeitos e persistência de Varroa, Loque Americana, Vírus, entre outras(os); Maneio alimentar e maneio reprodutivo; Qualidade e maneio das ceras; Perdas de colmeias e perdas de produtividade; Alteração do modelo agrícola do território – intensificação da agricultura; As alterações climáticas; Certificação de produtos e comercialização.

Bloco Temático: Recursos endógenos: Mel
Código da UFCD: 5596
Carga Horária: 25
Pontos de Crédito: 2.25
Nivel de qualificação a obter (QeQm): 4_2
Escolaridade obrigatória para inscrição e frequência no percurso: 4ºano

Escola profissional que disponibiliza o curso: EPRAMI
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar o circuito do mel do apiário à sala de extração.
  • Reconhecer e utilizar as normas relativas ao processamento e embalamentodo mel.
  • Reconhecer e utilizar as normas de comercialização e rotulagem para mel.
CONTEÚDOS DO MÓDULO
  • O mel, definição e conceitos
  • Classificação e características dos méis – monoflorais, multiflorias e melada
  • Composição química do mel
  • Características físico-químicas do mel
  • Propriedades organolépticas
  • Propriedades microbiológicas
  • Cristalização/Descristalização do mel
  • Fermentação do mel
  • Misturas de méis
  • Utilização do mel
  • Embalamento e Acondicionamento do mel
  • Normas sobre a rotulagem de mel
  • Registos (sobre a produção e comercialização)

Repositório

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